quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lusocord - Banco Público de Células Tronco






O Lusocord é o único banco público de criopreservação de células tronco português e funciona no Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN).
Após o preenchimento de um inquérito por parte da futura mãe, que pode ser feito pela internet, e de todas as análises sanguíneas necessárias que são requeridas, o kit pode ser levantado no centro ou enviado para casa da parturiente conforme o pedido.

É de referir que todo o processo não tem nenhum gasto por parte dos dadores.

O Lusocord funciona como outros bancos públicos de células (p.e. sangue), ou seja, todas as amostras recolhidas ficam à disposição de quem delas necessitar e os pais não têm qualquer poder legal sobre o fim dado a estas. Em suma, as células tronco criopreservadas poderão ser utilizadas por qualquer pessoa tal como acontece nas transfusões sanguíneas, e não saberemos portanto de onde vêm nem para onde vão as nossas, temos apenas a certeza que todos os testes necessários foram feitos e que não há nenhum perigo na sua utilização.

Embora não saibamos se em caso de necessidade as nossas células tronco criopreservadas ainda permanecem no banco e ainda não foram utilizadas, a criopreservação de sangue do cordão umbilical num banco público é sempre uma boa opção (especialmente para aqueles que não poderão pagar os montantes pedidos pelos bancos privados), uma vez que, se grande parte da população portuguesa colaborar, teremos no Lusocord variedade e quantidade suficiente para todos.


O Lourenço (acima) foi o primeiro português a doar o sangue do cordão umbilical para o Lusocord.


Sem comentários:

Enviar um comentário