sexta-feira, 23 de julho de 2010

Células Tronco Inibem Crescimento de Células Cancerígenas


Segundo um estudo pulicado na revista Cancer Letters, as células tronco presentes no sangue do cordão umbilical são capazes de inibir o crescimento de células cancerígenas metastásticas de cancros agressivos.

A pesquisa mostrou que a matriz extracelular, formada por proteínas e polissacarídeos, das células encontradas no sangue do cordão umbilical estimula o aumento de uma proteína com efeitos anti-cancerígenos nos tumores.

Os pesquisadores expuseram células de um cancro de mama, durante dois dias, às células tronco do sangue do cordão umbilical. As células expostas foram implantadas em fêmeas de rato e os resultados mostraram que o volume dos tumores tratados com células tronco foram menores do que nos animais do grupo de controlo.

Os cientistas mostraram ainda que as células cancerígenas têm uma estreita relação com o micro-ambiente que as cerca. De acordo com informações divulgadas pelo CiênciaHoje.pt, a compreensão do efeito inibidor do micro-ambiente das células tronco pode permitir o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para o combate ao câncer.

Para David Ferreira, responsável médico da Crioestaminal, a pesquisa vai explicar a relação entre substâncias da matriz extracelular, produzidas por células estaminais, com as potencialidades inibidoras do crescimento de células cancerígenas.

Extraído de http://www.isaude.net
/

Sem comentários:

Enviar um comentário