terça-feira, 27 de julho de 2010

Corte do Cordão Umbilical Adiado Beneficia Bebé

No primeiro minuto após o nascimento, os médicos prendem o cordão umbilical para que este pare de "pulsar". É um procedimento comum nas maternidades dos dias de hoje, mas uma revisão sobre o tema indica que esperar até o cordão deixar de "pulsar" trás múltiplos benefícios para a saúde da criança.
Num estudo liderado por Paul Sanberg da Universidade do Sul da Florida, nos Estados Unidos, os cientistas salientam terem verificado que estas células do sangue do cordão umbilical ajudam a evitar problemas, como doenças respiratórias crónicas, anemia, problemas de visão, septicemia e, até, hemorragia cerebral.


A prática de prender o cordão umbilical começou há cerca de 50 anos, quando não se sabia a importância das células tronco. Segundo Paul Sanberg, parar essa transferência de sangue antes que essa função cesse por si própria é contraproducente.
Os cientistas fazem questão de alertar as mães que esperar mais tempo até que seja efectuado o corte não irá impedir que, caso queiram, as células do cordão umbilical sejam guardadas para uso futuro, procedimento cada vez mais comum no ocidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário