quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Células tronco embrionárias...


Em Novembro de 1998, James Thomson, cientista da Universidade de Wisconsin nos EUA, informou ter recolhido com êxito células de embriões disponíveis em clínicas de fertilidade, criando assim a primeira linha de células tronco embrionárias.
Inicia-se desta forma um estudo intensivo acerca destas células que apresentam à partida grandes faculdades.

Actualmente já se começa a falar acerca do estudo das células tronco embrionárias, das suas potencialidades e daquilo que num futuro próximo elas irão permitir. Mas o que são afinal estas células? Donde provêm?

As células tronco embrionárias provêm de embriões que são criados em fertilização in vitro. Os cientistas trabalham de forma a obter células de embriões produzidos através de clonagem terapêutica, por exemplo: um núcleo de uma célula da pele é inserido num óvulo cujo núcleo foi removido. Ao fim de cinco dias, transfere-se a massa celular interna do embrião para uma caixa de Petri com células de suporte. Desta forma, as células irão proliferar e as células tronco irão originar milhões de células indiferenciadas que serão referidas como uma linha de células tronco embrionárias.

Este tipo de células tem capacidade de se transformar, através da diferenciação celular, em qualquer tipo de célula, uma vez que se tratam de células totalmente indiferenciadas.
Contudo, a capacidade das mesmas traz vantagens e desvantagens aos cientistas, que têm de impedir o amadurecimento das células colhidas para posteriormente as moldarem aos doentes. A especialização celular torna-se portanto um desafio uma vez que todo o processo requer combinações muito complexas de factores de crescimento e de sinais químicos e genéticos, que só nos dias que correm, os investigadores começam a compreender.

A utilização de células tronco embrionárias está longe de ser uma realidade num futuro próximo. Contudo, quando todos os estudos necessários estiverem feitos e quando for possível utilizá-las na terapêutica de várias doenças que o permitam, elas serão com certeza uma esperança para a vida!!

Sem comentários:

Enviar um comentário