sábado, 10 de abril de 2010

Vamos debater CIÊNCIA!!

O Elixir da Juventude, destinado a eliminar a velhice e a prolongar a vida, trata-se de um mito muito antigo.

Os antigos magos acreditavam poder captar as energias vitais universais e concentrá-las numa substância universal, cujas propriedades especiais permitiriam a cura e a regeneração do organismo, prolongando-se desta forma a vida. Deste modo o Elixir da Juventude poderá também ser encarado como um Elixir da Longa Vida.

Atendendo esta curta caracterização, poder-se-ão considerar as células-tronco um Elixir da Juventude/Elixir da Longa Vida? Porquê?



Deixe o seu comentário... Vamos debater CIÊNCIA!!

2 comentários:

  1. As células-tronco poderão vir a ser o elixir da juventude se vier a ser possível que elas constituam a "substância universal" que capte as energias vitais e as concentre.
    Está na genealidade humana essa possibilidade. Não creio que seja um processo linear isento de dificuldades e frustrações. No entanto o conhecimennto científico, com as características que apresenta, pode permitir avanços notáveis nesse sentido. E o caminho para a eterna juventude vai-se progressivamnete construíndo.
    J. Orey

    ResponderEliminar
  2. As células estaminais contêm, de facto, a solução para a regeneração de tecidos, algo que abre muitas portas em termos médicos, para o tratamento de muitas patologias.
    Quanto ao uso destas como "elixir da juventude", embora possível cientificamente (pelo menos em termos teóricos), é algo que devemos ponderar bem, em termos éticos. Naturalmente, em termos de ritmo biológico e psicológico, o ser humano está programado para envelhecer e não ficar eternamente jovem. Quanto ao prolongamento da vida, é necessário não esquecer que o mundo está super-populado e que dificilmente conseguimos sustentar um contínuo aumento exponencial da população.
    Conhecemos o "Elixir da Juventude", falta apenas consegui-lo usar da melhor maneira possível.

    Grupo Ciência e Saúde no Século XXI

    ResponderEliminar