quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sabia que...

- Quando injectadas nas artérias coronárias, as células tronco adultas da medula óssea, permitem melhorar a função cardíaca dos doentes vítimas de ataque ou insuficiência cardíaca.

- Alguns doentes de leucemia tratados com células tronco provenientes da medula óssea e do sangue do cordão umbilical ficaram curados: em alguns casos, as células tronco do sangue doado permitiram reduzir o linfoma não-Hodgkin, bem como o cancro pancreático e dos ovários.

- As células tronco adultas podem ser úteis para desencadear a reparação das cartilagens destruídas. Em ensaios clínicos com seres humanos, a dor nas articulações diminuiu temporariamente após terapêutica com células tronco doadas. Alguns passaram a reagir melhor às terapêuticas normalizadas com fármacos.

- Em relação à doença de parkinson, os investigadores defendem que, neste caso, a esperança reside em conseguir que as células tronco do cérebro do próprio doente se diferenciem em células produtoras de dopamina, o neurotransmissor deficitário nesta doença.

- Poder-se-á induzir a diferenciação de células tronco embrionárias com células dos ilhéus pancreáticos, que segregam insulina e desta forma curar a diabetes tipo I.

3 comentários:

  1. Acho que este post está muito bem construído e tem muita informação pertinente. Realmente não tinha conhecimento destes estudos.
    Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar queria dar os PARABÉNS por este exelente trabalho desenvolvido, não somente pela escolha da temática que por si só já é bastante pertinente, mas também pelo estudo e interesse demonstrados neste blog.
    Espero sinceramente que o vosso empenho e dedicação plo tema não seja esquecido e acima de tudo que continuem o óptimo trabalho que têm construído até aqui. Prometo ser vossa seguidora daqui para a frente.

    Boa sorte pessoal

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo apoio! Esperemos que continuem a achar interessante este nosso trabalho e que continuem também a participar neste nosso "cantinho"... ;)

    ResponderEliminar